No universo das Tiny Houses, cada detalhe importa — inclusive o revestimento externo. No vídeo recente publicado no canal Movimento Tiny Houses Brasil, acompanhamos de perto a reforma da Toca Turquesa, uma das poucas Tiny Houses sobre rodas legalizadas no Brasil, Fomos até Santa Isabel (SP) e a transformação revelou muito sobre os desafios e soluções que envolvem a durabilidade dos materiais em moradias minimalistas.
Informações técnicas da Toca e demais modelos da Tiny Houses Brasil: https://tinyhousesbrasil.com.br/modelos-de-tiny-house/

🏡 Por que reformar?
A Toca Turquesa foi originalmente construída pela Tiny Houses Brasil com madeira sem tratamento. Essa foi uma escolha dos clientes na época. Acontece que essa madeira gera manutenção constante e, com o tempo, desgaste visível. Cinco anos depois, durante a reforma, foi constatado que algumas partes da estrutura estavam com apodrecimento leve, gerado por fungos. Isso reforça a importância de pensar na durabilidade dos materiais desde o início do projeto da sua Tiny House.
Quer saber porque cada vez mais pessoas estão aderindo ao estilo de vida em Tiny houses? Clique aqui

🌿 Autoclave: a chave para maior durabilidade
Um dos temas centrais do vídeo é o uso de madeira tratada em autoclave. Esse processo insere produtos químicos no interior da madeira por meio de alta pressão, o que a torna mais resistente a fungos e intempéries. É um método eficiente para garantir a longevidade da estrutura, podendo prolongar a vida útil do revestimento para até 15 anos.
💡 Dica de especialista: No Brasil, o principal inimigo da madeira não é o cupim, mas o fungo — especialmente em regiões com variação climática e chuvas sazonais.

💡 O papel do "siding" na proteção da sua mini casa
O siding (ou “revestimento externo”) não é apenas um elemento estético. Ele age como um “guarda-sol” e “guarda-chuva” da casa, protegendo as paredes internas contra calor, umidade e frio. Um siding bem instalado contribui diretamente para o conforto térmico e acústico da Tiny House.
Na reforma da Toca Turquesa, foram utilizados dois tipos de siding vinílicos, que garantem leveza e estética similar à madeira, mas com baixa necessidade de manutenção e uma garantia estendida.

🧰 Processo de instalação fora da fábrica

Como a obra foi feita no local (offsite), a equipe reaproveitou materiais da própria Tiny House original para construir gabaritos e moldes. Essa prática sustentável é um ótimo exemplo de como o movimento Tiny Houses promove o reaproveitamento de recursos.
Assista ao vídeo na íntegra: