As Tiny Houses como as conhecemos hoje possuem 4 tipos ou modalidades. Essas modalidades definem como elas serão construídas, onde e qual será seu preço final, visto que essa definição também influencia a forma como elas serão legalizadas no Brasil. Quer saber mais sobre as 4 modalidades das Tiny Houses e qual a ideal para você? Fica nesse post que te explicamos tudo!
As Tiny Houses são um movimento crescente que promove a vida sustentável e minimalista em pequenas casas. Existem quatro modalidades principais de Tiny Houses que já são legalizadas, cada uma com suas características, indicações, impostos e órgãos fiscalizadores específicos. Vamos explorar cada uma delas:
1 - Tiny House Fixa
É uma Mini Casa construída sobre uma fundação. Essa Tiny House precisa de um terreno e de um projeto aprovado pela prefeitura da sua cidade para ser construída. Além disso, por ser uma casa em um terreno, ela paga IPTU como qualquer outra. A diferença está justamente na forma como é construída, na metragem e no estilo de vida de seus moradores.
Essa Tiny House pode ser construída com até 37 m² de área de chão e no formato que o cliente necessitar, pois essa modalidade não precisa respeitar os limites de largura, altura e comprimento que as Tiny Houses móveis, transportáveis ou motor homes precisam respeitar para poder circular nas estradas.
Conceito: A Tiny House Fixa é construída de forma permanente em um terreno, como qualquer outra construção tradicional. Segue as normas e regulamentos locais de construção. Essas são construídas sobre Radier, Pilotis e são ancoradas no terreno, integrando-se à propriedade como um todo.
Para quem é indicado: Ideal para pessoas que já possuem terrenos e legalizados, que desejam um estilo de vida minimalista, mas não pretendem se mudar frequentemente.
Impostos: É necessário pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que é um imposto municipal cobrado anualmente sobre propriedades imobiliárias.
Órgão Fiscalizador e de Legalização: As prefeituras municipais são responsáveis pela fiscalização e legalização, seguindo o código de obras do município.
Vantagens:
- Maior estabilidade e segurança.
- Pode ser customizada com mais liberdade, já que não será transportada.
- Possibilidade de integração total com redes de serviços públicos (água, esgoto, energia elétrica).
Desvantagens:
- Falta de mobilidade.
- Dependência da aprovação de projetos pelas autoridades municipais.
- Custos adicionais com aquisição e manutenção do terreno.
2 - Tiny House sobre Rodas ou móvel
A Tiny House Móvel é o tipo de mini casa mais popular no Movimento Tiny Houses. Isso porque ela proporciona mais liberdade geográfica e é bem mais barata de manter, já que precisa de pouca manutenção e, por ser apenas um reboque, não paga IPTU nem IPVA.
Quem regula as Tiny Houses Móveis no Brasil é o SENATRAN e o INMETRO. São esses orgãos que irão dizer se sua casa está apta ou não para circular nas vias brasileiras, e é através deles que o emplacamento da sua Tiny House será feito.
“Emplacamento? Se tem placa, por que não paga IPVA?”. Simples: porque a Tiny House Móvel é um reboque, o que significa que não possui motor e por isso não é tratada como um veículo que gera tração, como os caminhões, os motorhomes, os carros, etc.
DE QUALQUER FORMA, ela necessita de ser emplacada para rodar no Brasil de forma legal. O emplacamento serve para dizer que a Tiny House está regularizada, podendo até ser multada em caso de um infração do motorista. Mas isso é assunto para um outro post.
Conceito: É a mais famosa dentre as modalidades, pois é a única que você pode comprar sem ter o terreno. Isso a torna uma das opções mais acessíveis para quem não possui terreno. A Tiny House Móvel é construída sobre um reboque, permitindo que seja rebocada e transportada facilmente para diferentes locais.
Para quem é indicado: Ideal para quem quer uma vida mais livre, sem amarras ou âncoras, como nômades modernos, turistas e investidores que pretendem alugar em diferentes locais.
Também é indicada para pessoas que não possuem terreno, mas querem ter uma casa podendo optar por morar em locais diferentes, alugando terrenos ou terrenos de amigos, parentes oi parceiros.
Impostos: Não paga IPTU. Se o reboque não possui motor, também é isenta de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Por ser isenta de IPTU, permite que o dono de uma Tiny House possa morar em terrenos de terceiros, como campings, terrenos alugados, terrenos de parceiros, amigos, parentes, entre outros.
Órgão Fiscalizador e de Legalização: SENTRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) e INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) são responsáveis pela homologação e licenciamento.
Vantagens:
- Mobilidade e flexibilidade para mudar de local.
- Não requer compra de terreno.
- Para quem não possui terreno, é a modalidade mais acessível e segura.
- Pode ser estacionada em terrenos alugados ou emprestados.
- Excelente para investidores em Airbnb, pois permite investimento apenas na casa e no reboque, reduzindo riscos e valor investido.
Desvantagens:
- Limitações de espaço devido à necessidade de mobilidade.
- Necessidade de manutenção do reboque e do sistema de rodagem.
- Pode haver restrições de estacionamento em áreas públicas.
Aqui no Brasil você não precisa se preocupar com a burocracia para ter uma Tiny Houses dessas, pois aqui na nossa empresa somos especialistas em desenvolver e legalizar tiny houses. Quer conhecer mais nosso trabalho? Clique aqui.
TINY HOUSE TRANSPORTÁVEL
Uma Tiny House feita sobre uma base que a permite ser transportada de um lugar para o outro. Apesar de ser transportável, ela precisa de um terreno para ser construída e legalizada, assim como projeto aprovado pela prefeitura. Ou seja, ela também paga IPTU.
A Tiny House transportável é ideal para quem tem terreno e deseja ter mais mobilidade, podendo levar sua casa junto se um dia desejar se mudar. A sua base tende a ser mais barata que um chassis usado na Tiny House Móvel.
Conceito: Uma construcão “offsite”, ou seja, é entregue pronta diretamente da fábrica, pois é projetada e construída para ser transportada em um caminhão ou reboque, mas sem a estrutura de um reboque integrado. É a mesma categoria das casas modulares, pré-fabricadas e casas containers.
Para quem é indicado: Para aqueles que já possuem terrenos próprios legalizados e desejam a flexibilidade de transportar a casa ocasionalmente, mas não frequentemente como uma Tiny House Móvel.
Impostos: Paga IPTU, similar às casas fixas, pois são consideradas edificações.
Órgão Fiscalizador e de Legalização: Requer aprovação das prefeituras municipais para instalação e deve seguir os códigos de obras locais.
Vantagens:
- Flexibilidade para transporte ocasional.
- Maior liberdade no design interno comparado às Tiny Houses Móveis.
Desvantagens:
- Requer planejamento e custos adicionais para transporte.
- Dependência de aprovação das autoridades locais para instalação.
- Precisa ter um terreno próprio.
- Requer cuidado para investimentos em Airbnb quando o terreno for de terceiros, devido a riscos jurídicos e quebra de contratos.
MOTOR CASA - TINY HOUSE TRUCK
As Tiny Houses Truck ou Caminhão Casa, como chamamos aqui no Tiny Houses Brasil, são mini casas construídas em Onibus, carroceria de caminhões ou Vans Grandes. Sim! Isso é possível e muito popular em países como os Estados Unidos e países europeus, por exemplo.
Trata-se de uma Tiny House na modalidade Motorhome, e por possuir um motor acaba pagando IPVA, justamente por estar acoplada em um veículo.
Ela é bem menos burocrática em sua legalização do que a Tiny House Móvel e muito mais prática para quem procura viajar constantemente.
Diferente da Tiny House Móvel, ela não pode ficar muito tempo parada em um lugar só para não causar danos no motor do veículo por estar muito tempo sem rodar.
Em breve iniciaremos uma série de vídeos sobre a construção de um Caminhão casa, o Kamacasa, e para não perder essa saga você precisa estar inscrito no nosso canal.
Clique aqui e se inscreva agora!
Conceito: Inclui caminhão casa, motorhomes, ônibus casa, bushomes e outros veículos transformados em residências móveis.
Para quem é indicado: Perfeito para viajantes frequentes e aventureiros que desejam explorar diferentes locais com a conveniência de uma casa móvel.
Impostos: Paga IPVA, pois são considerados veículos automotores, mas são isentos de IPTU.
Órgão Fiscalizador e de Legalização: Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e INMETRO.
Vantagens:
- Alta mobilidade.
- Não requer compra de terreno.
- Total independência de terrenos e infraestrutura fixa.
- Possibilidade de viagens longas e estilo de vida nômade.
Desvantagens:
- Custos elevados de manutenção e combustível.
- Menor espaço comparado a outras modalidades de Tiny Houses.
- Necessidade de cuidados constantes com o veículo.
- Necessidade de locomoção frequente para não estragar o motor.
Em Resumo:
Cada modalidade de Tiny House oferece um conjunto distinto de vantagens e desafios, atendendo a diferentes estilos de vida e necessidades.
- Se você busca estabilidade e integração total com as redes públicas, a Tiny House Fixa pode ser ideal.
- Para que busca investimento em airbnb, sem dúvidas a tiny Houses sobre Rodas é a mais indicada, mas se o investidor já possui o próprio terreno a fixa e a trasportável se tornam mais atraente pelo custo.
- E para aqueles que valorizam a mobilidade e flexibilidade, as Tiny Houses Móveis ou Transportáveis são opções atraentes.
- Já para os aventureiros e nômades modernos, a Motor Casa oferece a liberdade de explorar sem limites. Independentemente da escolha, as Tiny Houses proporcionam uma vida mais simples, sustentável e conectada com a natureza.
Quer aprender mais? Por onde começar?
A Tiny Houses Brasil é um grupo de pessoas integrantes do Movimento Tiny Houses. Ajudamos pessoas como você a obter informações seguras e corretas para que possa realizar o sonho de ter uma autêntica Tiny House no Brasil. Nos reunimos todas as semanas na Comunidade Tiny Houses Brasil, um ponto de encontro de informações, pessoas e empresas que desejam conhecimento prático, moderado e focado.
Quer aprender mais sobre as Tiny Houses? Comece pela Comunidade. Saiba mais clicando aqui.
Quer se especializar e saber tudo para ter independência para projetar, construir ou legalizar por conta própria a sua Tiny House? Recomendamos fazer a nossa Mentoria, um programa completo, detalhado passo a passo, com acompanhamento e aulas ao vivo. Clique aqui e saiba mais.