Construir uma casa nunca é apenas um projeto técnico. Para Anne e Mari, foi a materialização de um sonho compartilhado: morar em um espaço criado por elas, que refletisse o estilo de vida que elas buscam alcançar, suas histórias e suas culturas. Assim nasceu o projeto da Tiny House Marianne, uma mini casa sobre rodas com 27m², desenhada para ser não apenas um lar, mas um símbolo de liberdade e autenticidade.

📌 Acompanhe a jornada no Instagram oficial: https://www.instagram.com/tinyhousemarianne/
Inspirações
O desenvolvimento da Tiny House Marianne levou mais de um ano. Durante esse período, o casal estudou referências internacionais, especialmente o design das Tiny Houses francesas da empresa Baluchon. A estética europeia, marcada por linhas modernas e materiais de qualidade, serviu de base para o projeto visual da fachada e do telhado. Mas, mais importante que a aparência externa, foi o cuidado em criar um interior que combinasse conforto, funcionalidade e identidade.
📌 Conheça a inspiração na Tiny House Baluchon: https://www.tinyhouse-baluchon.fr/

Outra referência foi a Tiny House Araraúna, que compartilha da mesma metragem e foi o ponto de partida para as escolhas internas. As experiências do Robson e da Bel (criadores e primeiros moradores da Araraúna) também foram essenciais para o projeto.
📌 Tour Araraúna Blog: https://tinyhousesbrasil.com.br/tour-completo-pela-tiny-house-ararauna-design-aconchego-e-vida-em-familia/

Layout
A casa foi projetada para abrigar duas rotinas intensas. Mari, editora de vídeo, precisava de um home office fixo e bem estruturado, com ergonomia para sua rotina de trabalho. Já Anne, arquiteta especializada em neuroarquitetura, preferia trabalhar com vistas externas. Para ela, somente uma mesinha e um notebook já bastavam, então ela criou, além do escritório no mezanino, mais quatro configurações de possíveis home offices na tiny house. Juntas, elas criaram uma planta inteligente, com:
Sala integrada com sofá-cama e gavetões ocultos para armazenamento;
Cozinha planejada, equipada com bancada espaçosa, forno, cooktop, lava-louças e bebedouro;
Banheiro otimizado, projetado para conforto sem desperdício de espaço;
Garagem interna, para armazenar bicicleta, ferramentas e equipamentos;
Dois mezaninos, sendo um dormitório e outro escritório (que pode ser convertido em quarto de hóspedes);
Móveis multiuso, como mesas retráteis e escadas-armário, maximizando o uso inteligente dos espaços.

📌 Assista ao vídeo que conta a história do casal no YouTube: https://youtu.be/6ksIWBf4vq8
Além da funcionalidade, o projeto também incorpora memórias e afetos. Elementos decorativos remetem às origens de cada uma: Anne, é Manauara e Mari, catarinense. Essa fusão de culturas está presente em pequenos detalhes — da culinária afetiva até os materiais usados no interior da casa.
Outro destaque é o uso consciente dos recursos. A Tiny House Marianne foi projetada para futura autonomia energética, com a possibilidade de instalação de painéis solares. A escolha dos eletrodomésticos priorizou modelos elétricos de baixo consumo e gás como alternativa para o fogão. A atenção ao consumo responsável de água e energia está presente desde o layout até o uso cotidiano planejado.
Manifesto
Mais do que uma casa pequena, a Tiny House Marianne representa um manifesto pessoal de Anne e Mari: viver com menos, mas viver melhor. Reduzir excessos, valorizar momentos e tornar a casa um reflexo daquilo que é realmente essencial.

Agora, após meses de projeto, Anne e Mari dão início à construção física da casa. O público que acompanha sua história poderá assistir a cada etapa — da montagem da estrutura aos detalhes finais da decoração — através das redes sociais e do canal da Tiny Houses Brasil no Youtube.
Youtube: https://www.youtube.com/@MovimentoTinyHousesBrasil
Instagram: @tinyhousemarianne
A Tiny House Marianne é mais do que um lar sobre rodas: é a materialização de um estilo de vida, de uma parceria e de um sonho compartilhado.